18 novembro 2010

A 11 mãos ou Segundo Exercício Bem Humorado de Percepção

No marco do ensaio aberto#1 de "Após o sinal deixe o seu recado - Encontro Cênico" foi produzido um email direcionado ao Metrô de São Paulo. O recado se refere ao comportamento bovino dos usuários do metrô (ou seja, nós mesmos) que se roçam, espremem, apertam, beliscam, pegam sem sentir nisso nenhum prazer. O tema, proposto por uma das participantes mas de interesse geral, foi discutido e chegamos à conclusão de que os usuários (ou nós mesmos mesmo) não são nada afeitos a comportamentos bovinos - nada pessoal com bois e vacas bem intencionados -, porém, o adotamos por um certo instinto de sobrevivência característico da urbe do tipo "pega-pra-capar-que-quem-ficar-o-bicho-pega-quem-correr-o-bicho-come" e que a falta de mais trens e mais linhas é, ela sim, a responsável por gerar tal comportamento. 
Apesar de que comportar-se ou não como boi mal intencionado ser problema de cada um, achamos por bem endereçar uma mensagem ao Metrô, pois,  ainda que nos comportássemos como ovelhas mansas e fofinhas os trens e linhas continuariam insuficientes.
Segue a mensagem a 11 mãos e a resposta do metrô - um na sequência do outro conforme a ordem crono e lógica dos acontecimentos:
 P.S. Fora de lugar: Importante registrar que os corpos e espíritos presentes se coçaram num exercício sintético de 300 caracteres gentilmente concedidos pela ferramenta de comunicação do Metrô - o velho e simpático "Fale Conosco" (mas não muito).
Em ocasião oportuna serão disponibilizadas imagens desse nosso primeiro encontro. Aqui mesmo.
Obrigada aos 11. Obrigada ao nosso Tradutor de LIBRAS.
Até as próximas.

P.

O Email:
A falta de uma política eficaz voltada ao transporte público resulta no embrutecimento das relações humanas e na sua anti-democratização, que seleciona seus usuários pela lei do mais forte. Esta é uma mensagem coletiva escrita a 11 mãos no marco de uma ação artística.

A Resposta:

2010/11/17 Relacionamento com o Cliente - Metrô-SP
Sua comunicação foi enviada para nossos profissionais.
O número do protocolo é: 409783/2010
Guarde este número para futuras consultas sobre o andamento do processo.

Atenciosamente,
Departamento de Relacionamento com o Cliente
 Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô
Comunique-se com o Metrô:
Fale conosco no Site do Metrô:
www.metro.sp.gov.br
Central de Informações: 0800-7707722, de 2ªfeira a sábado, das 7h às 19h, exceto feriados.
Telefone do Usuário nas estações: Tatuapé, Sé e Tucuruvi
Atendimento Pessoal: Central de Serviços - Estação Sé, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h, exceto feriados.
Correio: Rua Vergueiro, 1200 - Paraíso - CEP 01504 000 - Fax: 3179-2053
Caixa de Sugestões em todas as estações

Um comentário:

  1. Hoje, andei pela primeira vez em um ônibus coletivo com ar condicionado. confesso que foi emocionante...

    ResponderExcluir